quinta-feira, 22 de abril de 2010

Medicina espiritual

Algumas pessoas se perguntam se existe mesmo medicina espiritual, curas e intervenções cirúrgicas realizadas pelos nossos amigos espirituais. De minha parte não tenho a menor dúvida em dizer com segurança que elas existem. De todo modo, repito o que já disse em outra ocasião: a ajuda espiritual não dispensa tratamento médico. Tanto é assim que no filme que vi sobre a vida de Chico Xavier neste fim de semana há duas cenas em que Chico recebe tratamento médico: a primeiro quando se consulta com um oculista e a segunda quando se encontra internado num hospital. Ora, se o maior médium brasileiro, socorria-se dos médicos, não há porque se entender que a medicina espiritual possa resolver todos os problemas. Em tudo há que se ter o devido bom senso.

Em crônica anterior relatei um grave problema médico que tive chamado colangite obstrutiva, que é causado pela obstrução do canal do colédoco, que liga o fígado ao intestino e serve para transportar a bile. Quando ele entope a bile não vai para onde deveria, causando icterícia. Então, o paciente fica todo amarelo, com febres altíssimas, correndo sério risco de vida.

Naquela ocasião tive febre de mais de quarenta graus por mais de quinze dias, um abscesso no fígado e suspeita de câncer, diagnóstico que foi posteriormente descartado. Tive alucinações e perdi muitos quilos. Segundo meu médico me disse posteriormente, cinqüenta por cento dos pacientes morrem em virtude deste problema. Foi o maior risco de vida que passei, mas fui tratado na Beneficência Portuguesa por uma excelente equipe e a eles devo muito de minha recuperação.

Com o devido respeito, penso também que no meu caso houve duas intervenções do plano espiritual a meu favor. A primeira, quando Beto, um amigo meu, já desencarnado, me mandou ficar por aqui, com voz firme e decidida, como já contei.

Além disso, certa noite, desdobrado, em espírito, fui levado para um local para tratamento, sendo atendido por três entidades. Uma era de origem nipônica e me aplicava água fluidificada por sobre minha fronte. Outra era um preto velho que me aplicava passes. E, uma terceira um espírito com jeito de índio, que buscava elementos da natureza para ajudar na minha recuperação.

Por último, devo contar que certa noite, também desdobrado, recebi para beber um vidrinho de uma substância fluídica muito luminosa, a qual, à medida em que eu tomava ia desobstruindo tudo, fazendo uma higienização profunda.

Talvez quem me lê possa pensar que nada disso ocorreu, já que, como eu mesmo disse, tive muitas alucinações. Então, eu mesmo não poderei contradizê-lo. Ainda que assim seja, penso ser necessário dizer que Deus, através de seus colaboradores do plano espiritual nunca se esquece de nós.

À esta altura me ocorreu antiga citação latina, cujo significado é bastante conhecido – Mens sana in corpore sano – mente sã em corpo sadio, sendo que o seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

Vamos pensar agora na expressão por uma outra ótica. Como sabemos, a sede da inteligência reside no espírito, que é onde se concentram todas as experiências vividas nesta existência e nas anteriores, das quais não nos lembramos quando encarnados, já que não seríamos capazes de nos confrontarmos como todas as faltas havidas em outras existências. Se hoje não somos perfeitos, imagine como éramos em nossas vidas passadas.

Prosseguindo, residindo a inteligência no espírito, sua localização, no corpo físico, corresponde à mente. E o que é necessário para uma mente sã? A resposta é um espírito também são. E o que vem a ser isso? Ora, um espírito em sintonia com o criador, com os sentimentos de paz e amor, que busque sua evolução, o seu próprio bem e o de seus semelhantes. E como conseguir isso? Seguindo a máxima ensinada por Jesus: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

E o Cristo, será que ele também recomendou alguma coisa que tenha nexo com a expressão latina? Vamos ver.

Quando Jesus recomenda que oremos e vigiemos está se referindo a duas coisas. A primeira é a necessidade de oração e sintonia com o plano espiritual. A segunda é vigiar os nossos pensamentos, a fim de que eles estejam em sintonia com a paz, o amor e em equilíbrio. Sinteticamente, Jesus está nos recomendando cuidado com nossa saúde espiritual, com nossas idéias, com nossos pensamentos, com nossas emoções, a fim de que tenhamos também saúde em nosso corpo físico. Jesus, médico das almas, sabia muito bem o que dizia.

E os médicos? Estes também estão recomendando que as pessoas evitem o stress, os aborrecimentos, a ansiedade, a fim de que seus pacientes tenham uma vida mais equilibrada, tranqüila, pacífica e com saúde. Então, o que a própria medicina está preconizando é uma mudança de nosso modo de ser. E tal mudança passa necessariamente pela renovação do ser humano, pela sua reforma íntima, como recomenda a doutrina espírita.

Como sabemos o stress, os aborrecimentos, a ansiedade e as distonias psicológicas, causam muitos transtornos à nossa saúde, como por exemplo: alterações de pressão, problemas cardíacos, úlcera, gastrite, problemas respiratórios, insônia, etc...Por sua vez, Jesus nos ensina, entre outras coisas, a tolerância, o perdão, a compreensão, o auxílio mútuo e a fraternidade. Caso sigamos o seu programa, vamos ter uma mente mais harmoniosa e no nosso corpo menos sujeito a enfermidades, ou, pelo menos, mais apto a enfrentá-las.

Atualmente também a medicina está verificando que o estado emocional das pessoas contribui para sua recuperação. Uma atitude mental positiva ajuda a enfrentar os problemas, além de favorecer o trabalho dos amigos espirituais, que nos ajudam inclusive a encontramos bons profissionais e recursos médicos. Pelo contrário, o rancor, o ressentimento, o desânimo, favorecem o trabalho daqueles espíritos que, ao contrário dos benfeitores, querem ver a nossa derrocada. 

Finalizando, devo dizer que o grande receituário para nossa saúde mental e física encontra-se no evangelho. Sigamos o Mestre e tenhamos vida em abundância.

Muita paz.

.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário